domingo, 3 de abril de 2011

PERMUTANDO CARACTERISTICAS


Se pensarmos em uma história com o único objetivo de pensarmos em uma “outra” história: outro clima, outro tema, outro tempo, outro cenário, outros NPCs. Essa outra história também exige outros personagens: A história sobre uma missão tripulada a lua tem quer astronautas como protagonistas, e não os protagonistas estilistas de uma história sobre um desfile de moda... Essa necessidade estrutural não existirá no jogo que se propõe, os jogadores poderão alterar a seu bel prazer e redistribuir os pontos em suas fichas, alterando suas capacidades, aparência, personalidade. Poderão fazer isso antes do começo de uma nova crônica ou durante ela, caso não tenham os ‘pontos de experiência’ necessários para fazê-lo, para comprar as características que julgarem indispensáveis ao cumprimento de uma nova missão, ou simplesmente queiram “poupar” seus pontos de experiência.
O jogador irá simplesmente “vender” suas antigas características para então “reinvestir” sua “experiência” comprando novas características, tanto “pontos de ficha” como sua subjetividade e até aparência poderá ser permutado, reconstruindo seus personagens...
Em nível prático, isto significa que ao começar uma nova crônica, os jogadores não precisam ficar tanto tempo construindo novos personagens, ou aceitarem personagens pré-criados pelo narrador que visa um começo rápido para sua história, simplesmente o mesmo personagem será “reciclado”. Mais do que um simples utilitarismo, pois ainda é cedo e não necessariamente tal recriação virá a ser menos trabalhosa que a criação de um novo personagem, isto serve ao tema central do jogo que é a constante recriação da identidade (criação e desconstrução da personalidade).
Olhando adiante, neste jogo não existe o interpretar “bem” ou “mal”, se muito tempo se passar até o grupo jogar uma outra crônica, as “incoerências” pelo fato de um jogador não lembrar direito de seu personagem e não retomá-lo como foi um dia nada mais representam que o esquecimento de si mesmo que um personagem sofre dentro do universo deste jogo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário