sábado, 20 de agosto de 2011

Criação de Personagem - 7º Mar - Etapa 1

O que segue é um passo a passo para a construção de personagens para jogar na História de 7º Mar. O único fator a se considerar é a origem castilliana dos personagens. Todos eles vêm de Castillia, e têm esta nação como seu lar. Tenha uma planilha de Herói em mãos quando for encarar o processo de criação de personagem, clicando aqui.


O Jogo das 20 Perguntas
Para melhor compreender a personalidade de seu Herói, reserve um tempo para dar uma olhada e responder as questões abaixo. Quando terminar, você terá uma ideia muito mais clara do Herói com quem quer jogar.


1. De que país seu Herói é?
Esta questão lhe dá uma base sobre a qual construir. Quando você compreender a cultura de seu Herói, você começará a compreender seu próprio Herói. Imagine como seu ambiente ajudou a moldar sua personalidade. Sua terra natal permanece com você não importa onde você vá.


2. Como você descreveria fisicamente seu Herói?
Antes de mais nada, seu Herói é homem ou mulher? Théah não tem tantos preconceitos quanto a Europa tinha no século XVII, mas as mulheres podem esperar sobrancelhas levantadas quando aceitam desafios por sua própria conta e executam outros "feitos masculinos".
Aparte o sexo, como seu Herói se parece? Comece com o topo da cabeça e continue até seus pés. Foque em coisas que refletem sua personalidade e a forma com que ele é tratado pelos outros. O que é mais interessante - o fato de que seu Herói é loiro, ou que ele usa seu cabelo numa única trança e o perfuma com loções contrabandeadas do Crescente?
Constituição e altura também são importantes ao determinar como os outros veem seu Herói. A altura média na Théah moderna é em torno de 1,70m, embora certas nacionalidades sejam um pouco mais altas ou mais baixas.


3. Seu Herói tem maneirismos recorrentes?
Um sotaque, um tique nervoso, ou uma expressão de fala peculiar podem servir como atalhos para desenvolver uma personalidade. Muitos deles podem transformar um personagem num palhaço, então pegue um ou dois e siga em frente.


4. Qual é a principal motivação de seu Herói?
O que mantém seu Herói de pé quando seu navio foi afundado e ele naufragou numa ilha? É sua cobiça, amor, ou vingança? Talvez os sonhos de libertar a terra natal do Herói da ocupação estrangeira ou a esperança de encontrar uma irmã mais nova que foi sequestrada pelos piratas.


5. Qual é a maior força de seu Herói? E a maior fraqueza?
Seu Herói é realmente bom em alguma coisa em particular? Talvez ele seja um mestre navegador e possa guiar um navio pela noite mais escura contando apenas com seu juízo. Por outro lado, seu Herói tem algo em que é terrível? Talvez os animais não gostem dele, ou ele fique nervos quando envolto por damas e deixe escapar alguns comentários pouco inteligentes. Um Herói sem forças é difícil de permanecer vivo; um sem fraquezas é difícil de se simpatizar. Um Herói com forças e fraquezas tem uma personalidade mais equilibrada e desenvolverá uma experiência interpretativa mais rica.


6. Quais são as coisas que seu Herói mais e menos gosta?
O segredo da receita está em seus detalhes. Seu Herói odeia ovos? Talvez o amarelo doentio da gema o desagrade. Talvez ele tenha um café da manhã preferido que coma toda manhã, tal como um copo de chá e uma fatia de torrada com manteiga de maçã. Talvez não seja uma comida que seu Herói ame ou odeie mas uma visão ou cheiro em particular? Algumas pessoas encontram grande consolo ao ver as estrelas acima de si, enquanto outras não ficam felizes a menos que possam sentir o cheiro da maresia. Esta é uma grande oportunidade para adicionar um toque de poesia à alma de seu Herói.


7. E sobre a psicologia de seu Herói?
É difícil para ele refrear sua fúria ou ódio? Sua paixão sempre tira o melhor dele? Talvez prospere no impulso de adrenalina que a batalha traz e perturbe seus camaradas com sua risada durante uma luta. Uma canção em particular o deixa feliz sapateando e batendo palmas? Que canção ou peça tira lágrimas de seus olhos?


8. Qual é o maior medo de seu Herói?
É raro uma pessoa que não tenha medo de nada. Mesmo o maior dos guerreiros tem um medo de alturas ou teme ficar velho. Se seu Herói fica aterrorizado com a ideia de morrer de velhice e ouve um rumor sobre uma fonte da juventude que traz vida eterna, ele pode procurar o mundo inteiro atrás dela, mesmo se o rumor vier de uma fonte não confiável? Às vezes os medos de um homem o impelem a seus maiores feitos.
Claro, muitas pessoas temem coisas mais simples e mais físicas do que a velhice. Alguns têm medo de cobras ou aranhas, outras têm horror a vermes e coisas grudentas, e várias pessoas têm ataques de pânico em lugares apertados e escuros.


9. Quais são as maiores ambições de seu Herói? E seu grande amor?
Quando seu Herói morrer, o que ele quer que as pessoas digam sobre ele? Ele quer ser lembrado para sempre por sua poesia? Talvez ele espere que as histórias de suas façanhas em batalha sobrevivam a ele. Talvez ele só queira uma casinha e uma esposa, mas o ridículo destino continua o obrigando a ir de aventura em aventura. Talvez o sonho de glória e um reino para si, ou um país reunido por suas mãos.
Se ele puder viver para sempre, o que ele gostaria de passar a eternidade fazendo? Navegando? Cortejando belas mulheres? Catalogando artefatos deixados para trás pelos Syrneth? Qualquer que seja seu maior amor, seu Herói tomará cada oportunidade para se entregar a ele.


10. Qual é a opinião de seu Herói sobre seu país?
Seu Herói é um patriota inveterado, cego para os defeitos de seus conterrâneos, ou ele é um homem sem um país, tendo ficado cansado da tolice de sua terra natal há muito tempo? Muitas pessoas estão em algum lugar entre um e outro, nem odiando seu país nem acreditando que ele não tenha defeitos.


11. Seu Herói tem preconceitos?
Existe um grupo de pessoas para os quais seu Herói vira a cara? Talvez ele não possa sentir o cheiro "daqueles camponeses imundos", ou talvez uma Bruxa do Destino vodacce tenha matado seu irmão. Pode não haver motivo para seu Herói odiar este grupo, mas ele acredita que haja algum. Incidentes de infância traumáticos podem levar a uma vida inteira de ódio e preconceito que o Herói pode nunca superar. Pelo bem da unidade do grupo é uma boa ideia odiar um grupo que você saiba que nenhum dos outros jogadores quer como personagem.


12. Onde fica a lealdade de seu Herói?
Seu Herói serve lealmente a um certo nobre? Talvez suas lealdades fiquem com sua família ou sua esposa. Talvez sua primeira preocupação esteja em cuidar de si mesmo, ou talvez ele sirva a uma causa maior.


13. Seu Herói está apaixonado? Ele é casado ou está noivo?
Existe alguém que faça o coração de seu Herói bater mais forte? Talvez ele já seja casado com o amor da sua vida. Se for, eles têm filhos? Qual é a idade deles? Talvez ele esteja apenas noivo e vá se casar em breve, e o feliz (ou infeliz) evento ainda tenha que tomar lugar.


14. E sobre a família de seu Herói?
Devida sobre o nome da família. Então fale sobre a primeira infância de seu Herói. Liste eventos que teriam ocorrido antes que seu Herói fosse capaz de lembrar deles. Alguns destes eventos podem estar influenciando a vida de seu Herói sem ele saber.
Considere também a posição social da família. Um Herói de uma família rica certamente terá um perfil diferente de um Herói de uma família mais pobre.


15. Como os pais de seu Herói o descreveriam?
Esta questão revela muito tanto sobre seu Herói quanto seu relacionamento com seus pais. Responda esta com a voz da mãe do Herói, então volte e responda-a novamente com a voz do pai do Herói. Você pode apresentar duas respostas muito diferentes.


16. Seu Herói é um cavalheiro ou uma dama?
Ser um cavalheiro ou uma dama significa que seu Herói tenta seguir o código do cavalheirismo. A palavra de seu Herói é seu dever. Claro, existem aqueles que o veem como um tolo ultrapassado, mas sempre há a possibilidade de ter uma donzela com olhos de luar ou um lindo poeta que se apaixone por você.


17. Quão religioso é seu Herói? Que seita da Igreja ele segue?
A religião é, para muitas pessoas em Théah, sua mais profunda paixão. A Igreja dos Profetas tem sido o maior poder no planeta por mil anos, e apesar de toda a burocracia ela tem várias qualidades redentoras. Ela promove o aprendizado e a educação, fornece hospitais para os pobres e necessitados, e é uma grande fonte de conforto para muitas pessoas em suas horas de necessidade. Homens verdadeiros e honestos muitas vezes são atraídos à Igreja por este motivo, e eles estão mais do que dispostos a ajudá-la a executar suas boas obras.
Claro, existem muitos que veem as ações da Igreja como más. Eles olham para a Inquisição e para as Cruzadas como exemplos principais. Eles odeiam as coisas que a Igreja prega e amariam vê-la cair.
Então existem aquelas pessoas no meio disso tudo, que ou não se preocupam com a Igreja desde que ela não afete suas vidas diárias ou acreditam numa religião que é uma variante do que a Igreja prega (tal como o Oposicionsimo ou a Igreja Ortodoxa Ussura). Estes homens tentam viver suas vidas com o mínimo contato oficial possível com a Igreja, seja por medo, seja por falta de interesse.


18. Seu Herói é membro de uma guilda, clube de cavalheiros, ou sociedade secreta?
Contatos são importantes, e eles podem ser feitos através destas organizações. De uma perspectiva interpretativa, muitos benefícios tangíveis vêm de ser membro de uma destas organizações. Talvez seu clube de cavalheiros compre uma cópia comunal dos últimos diários arcæológicos, ou sirva chá e biscoitos todas as manhãs aos membros. Os clubes a que seu Herói se junta também influenciam o tipo de pessoas que ele encontra. Você acha diferentes grupos de pessoas na Rosa e na Cruz do que encontraria na Sociedade de Damas de Madame Josette.


19. O que seu Herói pensa da Feitiçaria?
Nem todas as pessoas com Feitiçaria gostam dela, nem todas as pessoas sem Feitiçaria a odeiam. Ela às vezes aliena as pessoas, e a Igreja prega contra ela; algumas pessoas não gostarão de você por nenhuma outra razão se você a possui. Por outro lado, algumas que carecem de Feitiçaria almejam o poder que ela traz ao seu portador e esperam desesperadamente por mágica. Elas tendem a comprar quaisquer itens rúnicos que possam ter em mãos, e peneiram as ruínas Syrneth buscando segredos místicos perdidos par ao mundo.


20. Se pudesse, que conselho daria ao seu Herói?
Dê uma boa e longa olhada nas outras questões antes de responder essa. Fale para seu Herói como se ele estivesse sentado diante de você, e lembre-se de usar o tom adequado. Você quer se assegurar de que seu Herói realmente o ouça quando lhe dá este conselho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário