Em Théah existem muitas formas de se obter educação. Um Herói pode obter sua educação numa universidade da Igreja, nas academias militares, nas cavernas escuras, ou apenas crescendo numa fazenda.
As Perícias são divididas em duas categorias - Marciais e Civis. Perícias Marciais são aprendidas em academias militares e campos de treinamento e são geralmente usadas em tempos de guerra, ou ao menos em duelos. Perícias Civis, por outro lado, são aquelas aprendidas e usadas em situações menos orientadas para o combate.
Comprando Perícias e Aptidões
Quando seu Herói compra uma Perícia, ele escolhe uma ampla gama de habilidades. Afinal, quando ele frequenta uma academia militar, aprende mais do que apenas comandar; ele aprende a posicionar artilharia, surpreender o inimigo, e incitar os homens a lutar mais efetivamente.
Estas "Perícias menores" são chamadas de Aptidões. As Perícias em si não têm Níveis como as Características, mas as Aptidões sim. Nesse sentido, os Heróis que treinaram sob o mesmo mercante podem aprender lições diferentes e saem com habilidades completamente diferentes.
As Perícias têm dois tipos de Aptidões - Básica e Avançada. Aptidões Básicas são habilidades que você adquire com treinamento rudimentar. Aptidões Avançadas são um pouco mais sofisticadas e especializadas, e às vezes lhe fornecem habilidades adicionais.
O custo para comprar uma Perícia é de 2 Pontos de Herói. Quando você compra, adquire todas as Aptidões Básicas em Nível 1 (a menos que diga o contrário). Níveis adicionais em Aptidões Básicas (ou o primeiro numa Aptidão Básica que você não receba de graça) custa um Ponto de Herói cada. Níveis em Aptidões Avançadas (incluindo a primeira) custam 3 Pontos de Herói cada.
Perícias Civis
Artista
Nota: Quando você compra esta Perícia não recebe todas as Aptidões Básicas em Nível 1. Ao invés disso, recebe apenas uma Aptidão Básica em Nível 2. Você pode comprar Aptidões Básicas adicionais por 1 Ponto de Herói cada.
Aptidões Básicas: Canto, Composição, Desenho, Escrita, Escultura, Música (especifique instrumento)
Aptidões Avançadas: Nenhuma
Ator
Aptidões Básicas: Atuação, Canto, Dança, Oratória
Aptidões Avançadas: Circo, Disfarce, Leitura Fria, Narrativa, Prestidigitação, Treinamento Animal
Caçador
Nota: Você começa com 3 das seguintes Aptidões Básicas em Nível 1. Você pode comprar Aptidões Básicas adicionais em Nível 1 por 1 Ponto de Herói cada.
Aptidões Básicas: Armadilhas, Esfola, Furtividade, Pesca, Pistas de Trilhas, Rastreamento, Sobrevivência
Aptidões Avançadas: Diplomacia, Fofoca, Intriga, Jogo, Leitura Labial, Política, Sedução, Sinceridade, Tagarelice
Aptidões Básicas: Armadilhas, Esfola, Furtividade, Pesca, Pistas de Trilhas, Rastreamento, Sobrevivência
Aptidões Avançadas: Tocaia, Treinamento Animal
Cortesão
Aptidões Básicas: Dança, Etiqueta, Moda, OratóriaAptidões Avançadas: Diplomacia, Fofoca, Intriga, Jogo, Leitura Labial, Política, Sedução, Sinceridade, Tagarelice
Criminoso
Aptidões Básicas: Charlatanice, Furtividade, Jogos de Azar, Sombra
Aptidões Avançadas: Arrombamento, Encontrar, Prestidigitação, Punga, Tocaia, Trapaça
Erudito
Aptidões Básicas: Filosofia, História, Matemática, Pesquisa
Aptidões Avançadas: Astronomia, Direito, Filosofia Natural, Ocultismo, Teologia
Espião
Aptidões Básicas: Furtividade, Sombra
Aptidões Avançadas: Criptografia, Disfarce, Falsificação, Interrogatório, Leitura Labial, Ocultar, Sinais de Mão, Sinceridade, Suborno, Venenos
Aptidões Avançadas: Compras, Cultura do Submundo, Encontrar
Aptidões Avançadas: Arrombamento, Encontrar, Prestidigitação, Punga, Tocaia, Trapaça
Erudito
Aptidões Básicas: Filosofia, História, Matemática, Pesquisa
Aptidões Avançadas: Astronomia, Direito, Filosofia Natural, Ocultismo, Teologia
Espião
Aptidões Básicas: Furtividade, Sombra
Aptidões Avançadas: Criptografia, Disfarce, Falsificação, Interrogatório, Leitura Labial, Ocultar, Sinais de Mão, Sinceridade, Suborno, Venenos
Manha
Aptidões Básicas: Navegação de Rua, SocializaçãoAptidões Avançadas: Compras, Cultura do Submundo, Encontrar
Marinheiro
Aptidões Básicas: Cordame, Equilíbrio, Escalar, Nós
Aptidões Avançadas: Cartografia, Clima, Cultura do Mar, Natação, Navegação, Pilotagem, Salto
Médico
Aptidões Básicas: Charlatanice, Diagnóstico, Primeiros Socorros
Aptidões Avançadas: Cirurgia, Dentista, Examinador, Veterinário
Mercante
Notas: Você começa com qualquer uma Aptidão Básica em Nível 2. Você pode comprar Aptidões Básicas adicionais em Nível 1 por 1 Ponto de Herói cada. Também, muitas destas Aptidões podem afetar a renda de um Herói.
Aptidões Básicas: Açougueiro, Alfaiate, Barbeiro, Calígrafo, Candelário, Cerâmica, Costureiro, Cozinhar, Embalsamador, Escriba, Estalajadeiro, Ferreiro, Fiandeiro, Flecheiro, Jardineiro, Joalheiro, Massagista, Moleiro, Mordomo, Papeleiro, Peleiro, Oleiro, Rameira, Tanoeiro, Tecelão, Tingimento, Veleiro, Vidraceiro, Vinicultor
Aptidões Avançadas: Avaliar, Contabilidade, Garçom, Regatear
Servo
Aptidões Básicas: Discrição, Etiqueta, Moda, Tarefas Domésticas
Aptidões Avançadas: Conduzir Carruagem, Contabilidade, Criado, Fofoca, Regatear, Senescalia
Perícias Marciais
Arma de Cabo
Aptidões Básicas: Aparar (Arma de Cabo), Ataque (Arma de Cabo)
Aptidões Avançadas: Definir Defesa
Aptidões Avançadas: Nenhuma
Armas de Fogo
Aptidões Básicas: Ataque (Armas de Fogo)
Aptidões Avançadas: Recarregar (Armas de Fogo)
Arqueiro
Aptidões Básicas: Ataque (Arco), Flecheiro
Aptidões Avançadas: Arqueria Montada, Tiro Certeiro, Tiro Rápido
Aptidões Avançadas: Balanço, Corrida de Longa Distância, Esquiva, Levantamento, Natação, Queda, Rolar, Salto
Aptidões Avançadas: Aparar (Arma Improvisada), Arrancar Olho, Arremesso (Arma Improvisada), Ataque (Arma Improvisada), Chute, Golpear Garganta
Aptidões Avançadas: Cartografia, Clima, Cultura do Mar, Natação, Navegação, Pilotagem, Salto
Médico
Aptidões Básicas: Charlatanice, Diagnóstico, Primeiros Socorros
Aptidões Avançadas: Cirurgia, Dentista, Examinador, Veterinário
Mercante
Notas: Você começa com qualquer uma Aptidão Básica em Nível 2. Você pode comprar Aptidões Básicas adicionais em Nível 1 por 1 Ponto de Herói cada. Também, muitas destas Aptidões podem afetar a renda de um Herói.
Aptidões Básicas: Açougueiro, Alfaiate, Barbeiro, Calígrafo, Candelário, Cerâmica, Costureiro, Cozinhar, Embalsamador, Escriba, Estalajadeiro, Ferreiro, Fiandeiro, Flecheiro, Jardineiro, Joalheiro, Massagista, Moleiro, Mordomo, Papeleiro, Peleiro, Oleiro, Rameira, Tanoeiro, Tecelão, Tingimento, Veleiro, Vidraceiro, Vinicultor
Aptidões Avançadas: Avaliar, Contabilidade, Garçom, Regatear
Servo
Aptidões Básicas: Discrição, Etiqueta, Moda, Tarefas Domésticas
Aptidões Avançadas: Conduzir Carruagem, Contabilidade, Criado, Fofoca, Regatear, Senescalia
Perícias Marciais
Arma de Cabo
Aptidões Básicas: Aparar (Arma de Cabo), Ataque (Arma de Cabo)
Aptidões Avançadas: Definir Defesa
Arma Pesada
Aptidões Básicas: Aparar (Arma Pesada), Ataque (Arma Pesada)Aptidões Avançadas: Nenhuma
Armas de Fogo
Aptidões Básicas: Ataque (Armas de Fogo)
Aptidões Avançadas: Recarregar (Armas de Fogo)
Arqueiro
Aptidões Básicas: Ataque (Arco), Flecheiro
Aptidões Avançadas: Arqueria Montada, Tiro Certeiro, Tiro Rápido
Atleta
Aptidões Básicas: Arrancada, Arremesso, Escalar, Jogo de PésAptidões Avançadas: Balanço, Corrida de Longa Distância, Esquiva, Levantamento, Natação, Queda, Rolar, Salto
Besta
Aptidões Básicas: Ataque (Besta), Flecheiro
Aptidões Avançadas: Recarregar (Besta)
Broquel
Aptidões Básicas: Aparar (Broquel)
Aptidões Avançadas: Ataque (Broquel)
Aptidões Avançadas: Recarregar (Besta)
Broquel
Aptidões Básicas: Aparar (Broquel)
Aptidões Avançadas: Ataque (Broquel)
Cavalgar
Aptidões Básicas: Cavalgar
Aptidões Avançadas: Montaria, Treinamento Animal, Truques de Montaria
Comandante
Aptidões Básicas: Estratégia, Táticas
Aptidões Avançadas: Artilharia, Balística, Cartografia, Diplomacia, Incitação, Liderança, Logística, Tocaia
Aptidões Avançadas: Montaria, Treinamento Animal, Truques de Montaria
Comandante
Aptidões Básicas: Estratégia, Táticas
Aptidões Avançadas: Artilharia, Balística, Cartografia, Diplomacia, Incitação, Liderança, Logística, Tocaia
Esgrima
Aptidões Básicas: Aparar (Esgrima), Ataque (Esgrima)
Aptidões Avançadas: Nenhuma
Faca
Aptidões Básicas: Aparar (Faca), Ataque (Faca)
Aptidões Avançadas: Arremesso (Faca)
Aptidões Avançadas: Nenhuma
Faca
Aptidões Básicas: Aparar (Faca), Ataque (Faca)
Aptidões Avançadas: Arremesso (Faca)
Luta Livre
Aptidões Básicas: Agarrada
Aptidões Avançadas: Abraço de Urso, Cabeçada, Fuga, Quebrar
Luta Suja
Aptidões Básicas: Ataque (Luta Suja)Aptidões Avançadas: Aparar (Arma Improvisada), Arrancar Olho, Arremesso (Arma Improvisada), Ataque (Arma Improvisada), Chute, Golpear Garganta
Panzerhand
Aptidões Básicas: Aparar (Panzerhand), Ataque (Panzerhand)
Aptidões Avançadas: Uppercut
Pugilismo
Aptidões Básicas: Ataque (Pugilismo), Jab, Jogo de Pés
Aptidões Avançadas: Bater Orelhas, Uppercut
Aptidões Avançadas: Uppercut
Pugilismo
Aptidões Básicas: Ataque (Pugilismo), Jab, Jogo de Pés
Aptidões Avançadas: Bater Orelhas, Uppercut
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